Casa de Nago Oluorogbo
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A Liturgia Nago




NAGÔ. No dizer de Pernambuco Nogueira, [...] é uma na-
ção que, tendo sido a origem do Culto no Rio Grande do Sul, hoje
está praticamente extinta, restando pouquíssimas casas” (idem).
Diferen-temente dos demais terreiros, neste, “a chegada dos orixás se faz
como no Candomblé (linha por linha, trabalhando e desincorpo-
rando) e a matança é procedida com o animal no chão e não sus-
penso” (idem).
Ainda segundo Pernambuco Nogueira, “talvez si tua-se nesta
a semente do culto africano plantada pelos es cravos das char-
queadas, desde a sua origem em Rio Grande.


Os primeiros preceitos que um Neofito, na lingua Yoruba denominado como Abian (Aspirante) recebe ao adentrar a uma casa de origem Nago são: Sacudimento, Abo, Bori de Agua e a Lavagem de Contas. Mais tarde se o mesmo desejar estreitar laços com a casa, sera conferido a ele um Igba-ori e o mesmo adentrara nos primeiros misterios deste culto, o Culto a Ipori.


Tudo para nos vem como um chamado, assim e a Iniciação, so iniciamos pessoas que sao Eleguns (recebem seu orixa) salvo casos de cargos (Ogan e Ekedi). O individuo passa muito tempo como Abian ate aprender das regras da casa e ser chamado por seu orixa, a este chamamos de Bolar, ou seja, desfalecer e sobre rigorosos ritos acordar daquele momento em que o individuo cai aos pes de Orixa em um afa de comunhao pessoa e divindade o convidando a levantar-se mais forte, levantar no axe de orixa caso este aceitar o convite.